exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Inteligência artificial da Google já consegue reconhecer objetos em vídeos

A Google demonstrou ontem a Video Intelligence API, uma inteligência artificial capaz de reconhecer objetos e cenários em vídeo, mesmo que estes não tenham tags.

  • 333

Exame Informática

Fei-Fei Li, responsável pela divisão de Inteligência Artificial e aprendizagem de máquinas na Google Cloud, mostrou dois vídeos onde foi possível ver que o computador conseguiu reconhecer uma raça de cães num anúncio publicitário e noutro uma simples pesquisa pelo termo “praia” devolveu vários vídeos captados em praias. A grande evolução é que os computadores só conseguiam, até aqui, fazer pesquisas por vídeos que tivessem classificações. A Google demonstrou qeu está a caminhar no sentido de ensinar os sistemas a reconhecer objetos e cenários em vídeos, explica o The Verge.

Apesar da presença de figuras de topo da Google no evento e da constante mensagem de que a empresa está a apostar nos cloud services e na aprendizagem de máquinas, ficou-se com a sensação de que não há nada de muito concreto ainda. Alguns analistas consideram que a Google, neste capítulo, ainda está muito atrás das rivais Microsoft e Amazon.