exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

O que fazem os dados de 230 mil açorianos expostos na Net?

Conheça o novo P10 da Huawei, e descubra como a humanidade poderá reconquistar a Lua em 2020; conheça as novidades do Salão de Genebra e veja como Julian Assange voltou a tramar a CIA. A Exame Informática Semanal já está online.

  • 333

Quem tem medo de Julian Assange? Nos últimos anos, a questão tornou-se recorrente. O líder do Wikileaks está confinado à embaixada do Equador, em Londres, mas não deixou de fazer revelações polémicas. As mais recentes dão a conhecer 10 mil documentos que contêm segredos relacionados com missões e ferramentas de espionagem da CIA. No meio da aparente indiferença dos comuns cidadãos, uma nova era deverá começar na Internet – e em especial na cibersegurança. Pelo menos é o que analisamos na edição semanal da EI que publicamos hoje.

A CIA pode ter as melhores ferramentas de ciberespionagem, mas até nem teria de se esforçar muito para descobrir os dados pessoais de quase todos os habitantes dos Açores. Uma base de dados, constituída por uma única folha de Excel, esteve exposta às pesquisas do Google durante um ano. As autoridades regionais já pediram explicações à ARS Alentejo, que foi responsável pela fuga de informação. A folha de Excel contém dados de mais de 230 mil açorianos; a população das nove ilhas ronda os 246 mil habitantes.

Dos Açores à delegação portuguesa da Deimos vão cerca de 1600 quilómetros. Da sede da Deimos a um exoplaneta com características similares às da Terra podem ir vários anos-luz. E é essa distância que o telescópio do satélite CHEOPS vai passar a captar imagens a partir de 2018. Ainda não se se será um grande passo para a humanidade, mas será seguramente um grande passo para os algoritmos criados pela Deimos e pelo Instituto de Astrofísica, que vão ser usados durante esta missão da ESA.

Bastante mais acessível e aberto é o mundo novo do mais recente capítulo da saga de Legend of Zelda. Diz o Sérgio Magno que se trata talvez do melhor capítulo da série e que terá mesmo levado a Nintendo mudar alguns dos cânones que tornou famosos no seu habitat. Aviso: para quem se habituar às combinações de botões e comandos pode ser altamente viciante.

Nos testes a hardware, o destaque vai para algo que cabe no bolso: o novo P10 da Huawei, que o Pedro Oliveira, descreve com propriedade e até aproveita para fazer uma curiosa comparação com o iPhone 7 Plus. Como é que acaba esse despique? Bom, só mesmo lendo para crer.

Mas antes de seguir para o fim de semana aproveite para conhecer mais algumas atrações da nossa edição semanal: o 3dRudder mereceu a nossa alcunha de joystick para os pés; o Paulo Matos dá a conhecer o PC de jogos que alia desempenho a preços mais ou menos em conta; e o novo telemóvel da Iki surgiu no mercado apostado em dar um novo uso à cortiça. Quer mais? Então dê uma visita aos tutoriais e descubra como em breve a humanidade poderá regressar à Lua.Para ver a mais recente edição semanal da EI, clique aqui:

  • 333