exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Universidade Minho estreia plataforma de votação eletrónica

Investigadores da Universidade do Minho desenvolveram uma plataforma que permite votar através de qualquer computador que esteja conectado na Internet

  • 333

A eVotUM tem a estreia agendada para hoje. Entre as 9h30 e as 18h00, a plataforma de votação eletrónica criada na Universidade do Minho vai funcionar como principal suporte tecnológico das eleições para o Conselho Geral da Universidade do Minho.

A nova plataforma funciona num site específico da Internet e pressupõe o uso das credenciais de autenticação que os votantes usam no ambiente universitário.

Os votos podem ser feitos a partir de qualquer computador ligado à Internet, mas os mentores da nova plataforma garantem que o sistema desenvolvido pelos investigadores nortenhos é auditável e está apetrechado com as proteções necessárias para assegurar o anonimato do voto, bem como a confidencialidade e a integridade de todo o processo eleitoral.

«Esta solução foi desenvolvida seguindo as normas internacionais e usando as tecnologias mais modernas para garantir a segurança e confidencialidade do voto. Trata-se de uma funcionalidade que vem modernizar os processos eleitorais na UMinho, podendo ser utilizada em período de eleições, bem como na realização de referendos sobre assuntos relevantes para a comunidade», refere Luís Amaral, professor do Departamento de Sistemas de Informação e responsável pela conceção do sistema, no comunicado da Universidade do Minho.

  • 333