exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Centro de cibersegurança alerta para SMS que atacam contas bancárias

Se receber um SMS a fazer-se passar por um banco, desconfie e não abra. Se abir e descobrir um link não clique. Mas se, por azar ou distração, visitar a página nunca - mas mesmo nunca - forneça as credenciais de acesso usadas em contas bancárias ou outros serviços on-line.

  • 333

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) acaba de emitir um alerta que dá conta a proliferação de campanhas maliciosas de SMS, que disseminam links que encaminham os internautas para sites que solicitam – e intercetam - senhas de acesso e nomes usados em contas bancárias.

«Nas últimas semanas registou-se um aumento de ocorrências de phishing com a particularidade do seu envio ocorrer através de um SMS. Estes SMS são enviados tendo como remetente números móveis de vários dos operadores de redes móveis nacionais, através do mascaramento de números reais (fenómeno conhecido como Caller ID spoofing)», informa o alerta publicado no site do CNCS.

Na maioria dos casos, os hackers apresentam-se como estando ao serviço de entidades bancárias, mas também há registo de SMS ilegítimos, que são enviados em nome dos serviços postais ou marcas de retalho.

O CNCS aconselha a não clicar nos links fornecidos pelos SMS enviados por desconhecidos – e caso já tenha visitados as páginas de destino dos SMS suspeito nunca – mas mesmo nunca – forneça as credenciais de acesso aos diferentes serviços on-line.

«Se crê ter sido vítima de um incidente desta natureza recomenda-se que informe a sua instituição bancária desse facto e comunique esse mesmo facto junto dos órgãos de polícia criminal ou das Autoridades Judiciárias», acrescentam os especialistas do CNCS.

  • 333