exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

NASA estreia arquivo único para fotos, vídeos e sons

A agência espacial norte-americana tem um espólio rico em imagens, vídeos e sons, mas os conteúdos estão dispersos pelas diferentes organizações. Agora, há um local único para procurar tudo.

  • 333

Exame Informática

O Johnson Space Center tem imagens e vídeos dos treinos de astronautas, o Kennedy Space Center muitas fotos de lançamentos, o Jet Propulsion Laboratory mostra planetas, anéis e cometas, entre muitos outros conteúdos que estão espalhados pelos diferentes ramos da NASA. «Era muito frustrante, para ser honesto, porque era necessário ter um grande conhecimento sobre a NASA para poder saber onde é que uma imagem em específico estava», conta Rodney Grubbs, o gestor do programa de imagens da agência espacial, ao ArsTechnica.

A NASA está a trabalhar desde os anos 2000 na consolidação de todos os conteúdos numa única plataforma e parece tê-lo conseguido agora. A InfoZen foi o parceiro escolhido para organizar os mais de 140 mil ficheiros, espalhados em mais de cem coleções diferentes.

O primeiro desafio passou por ter todos os centros envolvidos e criar um sistema de metadados, para detetar duplicados. Raj Ananthanpillai, da InfoZen, explica que a NASA não teve de fazer nenhum investimento em hardware, pois toda a estrutura do novo arquivo está assente na cloud, como Infraestrutura imutável, com uma arquitetura nativa em serviços AWS. Esta configuração permite uma pesquisa rápida e garante uma boa experiência de utilização.Consulte o arquivo em images.nasa.gov.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"