exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Interpol desmantela 9000 servidores maliciosos

Uma operação com o apoio de vários países e empresas permitiu identificar 270 sites que disseminavam códigos maliciosos. Entre os endereços, figuram vários sites governamentais

  • 333

Uma operação liderada pela Interpol levou à identificação de mais de 9000 servidores que disseminavam códigos maliciosos em sete países do sudeste asiático. A operação identificou ainda 270 sites infetados com códigos maliciosos, informa a Reuters. Entre os sites identificados, encontram-se endereços governamentais que costumam armazenar dados dos cidadãos.

A operação foi levada a cabo a partir do Interpol Global Complex for Innovation (IGCI), de Singapura, e juntou os esforços das polícias de sete países e de algumas empresas privadas.

Os responsáveis pela operação revelam ainda que as autoridades chinesas terão providenciado apoio com dados eventualmente obtidos por agentes duplos ou dos serviços secretos.

A Interpol revela que, durante a operação, foram detetadas ferramentas de ataque de negação de serviço (DDoS), ransomware (que permite sequestrar dados dos internautas), envio de spam, códigos maliciosos especializados em ataques a contas bancárias.

  • 333