exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Tailandês mata filha bebé em direto no Facebook

Drew Angerer, Getty Images

O enforcamento da bebé de 11 meses foi transmitido via Facebook Live. O autor do crime suicidou-se após completar o ato que ficou disponível na maior rede social da Internet durante 24 horas. Só foi retirado após um pedido do ministério da Economia Digital da Tailândia.

  • 333

É mais um caso a manchar o potencial da transmissão de vídeos em direto no Facebook. A ferramenta que permite fazer a transmissão de vídeo já foi usada para mostrar suicídios, violações e assassínios. O caso agora relatado aconteceu ontem num hotel de Phuket, na Tailândia. Um homem de 21 anos assassinou a filha de 11 meses e, depois, suicidou-se. As informações avançadas pela BBC indicam que terá sido a família do autor do crime a avisar a polícia que não conseguiu chegar a tempo de evitar a tragédia.

O vídeo esteve disponível no Facebook durante 24 horas. A BBC diz que também existiu uma versão disponível no YouTube, mas que foi retirada depois deste órgão de comunicação ter contactado a empresa.

Ontem, também, três homens foram condenados a penas de prisão na Suécia pelo seu envolvimento na violação de uma mulher e a transmissão do crime no Facebook. O caso ocorreu no início deste ano. Um dos homens foi condenado a 2 anos e 4 meses de prisão, o outro a um ano. O terceiro foi sentenciado a 6 meses por ter partilhado o link e não ter participado o mesmo à Facebook.

  • Maldito Java: como resolver os problemas da entrega do IRS pela Internet

    Internet

    O problema não é novo, mas mantém-se este ano: quem quiser entregar a declaração de IRS pela Internet tem de ter instalado o Java, um software que é considerado pouco seguro e que deixou de ser suportado por muitas das versões mais recentes dos browsers mais usados pelos portugueses. Ou seja, se quiser entregar o IRS vai mesmo ter de instalar o Java – depois vai precisar de um browser compatível ou de descarregar o formulário para trabalhar offine. Mas já lá vamos.

  • Olhos nos olhos com um dos maiores hackers de sempre e a invasão da Realidade Aumentada

    Mercados

    Nesta edição da EI Semanal temos uma entrevista exclusiva com Michael Calce, um dos hackers mais famosos de todos os tempos e que ficou conhecido como “MafiaBoy”. Também dizemos como contornar os problemas da entrega do IRS pela Internet e testamos dois equipamentos com Realidade Aumentada – um smartphone da Lenovo e uns óculos da Epson. Mas, como sempre, há muito mais para descobrir.