exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

China quer 20 mil autores para criar rival da Wikipedia

O governo chinês quer criar a sua própria versão da Wikipedia, com 300 mil entradas e está a recrutar 20 mil pessoas para ajudar nesta tarefa.

  • 333

Exame Informática

A Enciclopédia Chinesa vai contar com participações de milhares de académicos, que irão publicar entradas sobre cem disciplinas diferentes. O objetivo deste projeto coordenado por Yang Muzhi é construir a Grande Muralha da Cultura. A Wikipedia chinesa deve ficar online só em 2018. Muzhi defende que tem a maior e melhor equipa de autores no mundo, explicando que o objetivo não é rivalizar com a Wikipedia, mas sim superá-la, noticia o Engadget.

A enciclopédia online vai ter mais conteúdos do que as versões que são geridas por gigantes chineses como o Baidu ou o Qihoo 360. O arquivo servirá para promover os desenvolvimentos científicos e tecnológicos do país, promover a herança histórica e fortalecer os valores do socialismo.

A China conta com a maior população online do mundo, com mais de 720 milhões de utilizadores, mas os conteúdos disponíveis são censurados pelo governo, com recurso a alguma da tecnologia de censura mais avançada. Ainda não se sabe até que ponto as autoridades vão influenciar as entradas disponíveis na Wikipedia chinesa.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"