exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

What’s up com o WhatsApp?

O popular serviço de mensagens encriptadas esteve em baixo um pouco por todo o mundo, mas já voltou a funcionar

  • 333

Tudo indica que o WhatsApp sofreu um apagão como nunca antes visto. Durante o final do dia de ontem, utilizadores um pouco por todo o mundo foram surpreendidos com a falha de ligação do WhatsApp. A aplicação de troca de mensagens encriptadas simplesmente apresentava, de modo constante, uma mensagem que estava a tentar fazer a ligação.

De acordo com o serviço Down Detector, praticamente todo o mundo foi afetado pelo apagão de algumas horas o que levou as redes sociais ao rubro. Rapidamente surgiu a teoria de que o serviço agora detido pelo Facebook tinha sido alvo de um ataque de hackers.

Por enquanto não há uma justificação para o problema. Em declarações ao Engadget, responsáveis do serviço limitaram-se a dizer que «o WhatsApp está ciente da situação e a trabalhar para resolver o problema logo que possível». Algumas horas mais tarde, entre o final do dia de ontem e início da manhã de hoje as comunicações foram reestabelecidas.

De acordo com a empresa, há mais de mil milhões de utilizadores do WhatsApp em todo o mundo embora, curiosamente, o serviço seja muito mais popular fora dos Estados Unidos. Como as mensagens do serviço são encriptadas, o WhatsApp ganhou muita popularidade em zonas de conflito onde é muitas vezes usado como uma forma simples de garantir comunicações seguras.

  • 333