exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Arte: site conta história de crime através de notificações

O Monitor é um site que replica o ambiente de trabalho de um computador que vai recebendo notificações de vários aparelhos inteligentes conectados em casa e que contam a história de um crime.

  • 333

Exame Informática

O criador do site Monitor inspirou-se em acontecimentos reais: no estado do Arkansas, as autoridades exigiram à Amazon que entregasse os dados recolhidos por um dispositivo Alexa, por acreditarem que o gadget teria provas do que se passou na noite em que uma pessoa apareceu morta em casa.

A página recria as notificações enviadas por vários aparelhos inteligentes como o Alexa, uma máquina de fazer sumos, um Nest e até um spa conectado à Internet. Todas as informações que os sensores destes gadgets vão apanhando podem servir para recriar o que se terá passado na fatídica noite. A história começa a desenrolar-se à medida que o tempo passa: o visitante pode acompanhar a passagem dos minutos através de um relógio no centro do ambiente de trabalho recriado. O tempo passa de forma mais rápida para evitar que se esteja muito tempo à espera, sem qualquer notificação, explica o BGR.

Visite a página e assista a uma história de crime contada por gadgets inteligentes aqui.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"