exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Site de namoros Guardian Soulmates sofre fuga de informação

Os utilizadores registados no site Guardian Soulmates receberam mensagens com conteúdos sexuais no seu email, depois de hackers terem roubado informações sobre os contactos.

  • 333

Exame Informática

O Guardian Soulmates faz parte do mesmo grupo que gere o jornal The Guardian. Os utilizadores registam-se na página e podem procurar a sua cara metade ou alguém para um encontro. Agora, um erro humano fez com que as informações de contacto dos utilizadores fossem parar às mãos de hackers que rapidamente os bombardeassem com spam contendo mensagens com conteúdos sexualmente explícitos. O nome de utilizador aparecia em cada mensagem e sabe-se que já há seis meses que as pessoas registadas no site têm recebido este spam, noticia a BBC.

Um porta-voz do site diz que apenas o email e os nomes de utilizador foram roubados, embora esses dados sejam suficientes para pesquisar perfis dos membros noutras redes sociais. Esta responsável diz que receberam 27 pedidos de informação de utilizadores que alegavam que os emails usados para o Soulmates tinham sido expostos.

O regulador do Reino Unido está a investigar o incidente e afirma que «a lei requer que todas as organizações que lidem com dados pessoais tomem as devidas medidas para manter a informação segura».

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"