exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Comissão Europeia multa Facebook em 110 milhões de euros

A empresa foi multada pela Comissão por não cumprir com as regulações europeias para a fusão de empresas após alegadamente ter fornecido informações incorretas e enganosas durante a aquisição do Whatsapp.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

Em outubro de 2014, quando o Facebook comprou o Whatsapp por cerca de 17 mil milhões de euros, a empresa alegou que não existia forma de ligar de forma autónoma as contas dos utilizadores da app com as da rede social. Aparentemente esta informação não é verdadeira, como mostra a investigação levada a cabo pela Comissão Europeia.

Após a descoberta de que a ligação autónoma entre a app e a rede social é possível e que os trabalhadores do Facebook até já estavam cientes disso quando forneceram as informações relativas à aquisição da WhatsApp no final de 2014, a Comissão Europeia foi levada a multar a empresa em 110 milhões de euros por fornecer informação enganosa.

«A decisão tomada manda um sinal claro às empresas de que têm de de cumprir com todos os aspetos das regras de fusão da União Europeia, incluindo a obrigação de fornecer informação correta», disse a comissária Margrethe Vestager, citada pela Cnet.

O Facebook já respondeu através de um post no seu website onde referia que «os erros feitos durante o preenchimento dos requerimentos em 2014 não foram intencionais e que a Comissão já tinha confirmado que estes erros não impactaram o resultado da avaliação feita à fusão».