exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

WannaCry terá sido criado por chineses?

Investigadores da Flashpoint desvalorizam os vestígios de ligação do WannaCry à Coreia do Norte e referem que é mais provável que o responsável tenha sido um hacker chinês.

  • 333

Exame Informática

O malware que infetou mais de 200 mil computadores em 150 países surgia acompanhado de uma mensagem de resgate. Nesse texto, os piratas explicavam que os dados dos computadores tinham sido sequestrados e só seriam libertados mediante o pagamento de um resgate em Bitcoins. Nos dias seguintes à revelação do ataque, várias empresas afirmaram ter descoberto particularidades no código fonte que indicavam que um grupo conotado com o governo da Coreia do Norte teria criado a ameaça.

Agora, investigadores da Flashpoint desdizem esta teoria e avançam que o pirata ou grupo de piratas terá origem chinesa. Segundo esta equipa, que analisou a linguagem usada nas mensagens de resgate que apareciam em 28 idiomas, é bastante provável que o criador do WannaCry fosse fluente em chinês. Todas as restantes mensagens apresentam vários erros gramaticas, indiciando que foram traduzidas a partir do Google Translate, explica a BBC.

Mesmo a nota de resgate em inglês apresenta algumas incoerências a nível linguístico e a nota apresentada em coreano também não está 100% correta.

Neste momento, o sistema de comando e controlo do WannaCry aparenta estar desligado e os hackers estarão em fuga ou escondidos.

  • 333