exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Wi-Fi para todos os europeus quase aprovado

A iniciativa WiFi4EU procura trazer mais de cinco mil pontos de acesso à Internet sem fios gratuita aos cidadãos europeus. Antes de entrar em vigor, a medida ainda tem que ser aprovada pelo Parlamento e Conselho Europeu.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

Foi fechado ontem um acordo político entre o Parlamento e o Conselho Europeu que procura tornar viável a instalação de pontos de acesso à Internet sem fios gratuitos locais públicos como bibliotecas, serviços administrativos públicos e hospitais.

A iniciativa WiFi4EU será promovida por organismos de setor público e estarão elegíveis quaisquer projetos que não dupliquem ofertas similares gratuitas, públicas ou não, e que permitam o acesso aos serviços pelo menos nas línguas relevantes do estado membro.

De acordo com a informação fornecida pelo comunicado do Parlamento e Conselho Europeu as primeiras candidaturas devem ser ainda lançadas ainda no final deste ano ou até ao inicio do ano que vem.

"Independentemente do local onde viva ou de quanto ganha, cada europeu deve beneficiar da conectividade sem fios gratuita" afirma o eurodeputado socialista Carlos Zorrinho

Para concretizar esta iniciativa as três instituições comprometeram-se a reunir um financiamento global de 120 milhões de euros mas o projeto ainda tem que ser aprovado pelo Parlamento em sessão plenária e pelo Conselho antes da entrada em vigor da legislação.