exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Fundador do SilkRoad condenado a prisão perpétua

Ross Ulbricht foi acusado de inúmeros crimes relacionados com o tráfico de armas e drogas no mercado negro. aAcabou por ser tipificado como líder de um cartel e sentenciado com uma pena de prisão perpétua. O autor dos crimes defende que a pena é injusta.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

O fundador da SilkRoad, um mercado negro virtual, foi sentenciado a prisão perpétua depois de perder um recurso judicial. Por coordenar o Website em 2015, Ross Ulbricht foi acusado de um total de sete crimes. Entre os quais, lavagem de dinheiro, tráfico de narcóticos e considerado, à luz da lei, como um barão da droga.

O apelo a recurso de «Dread Pirate Roberts», como Ulbritch é conhecido no mundo online, alega que o tribunal não poderia ter visto uma série de documentos incriminatórios, uma vez que isso implicava uma violação de quatro direitos previstos pela carta dos direitos, reporta o TheVerge.

Além disto o autor dos crimes afirma ainda que a sentença que lhe foi atribuída não é razoável quando comparada a penas aplicadas a outros condenados por crimes com acusações semelhantes. No entanto, a sua pena extraordinariamente longa deve-se ao facto da acusação ter conseguido fazer com que Ulbritch fosse condenado com uma pena reservada, habitualmente, a líderes de cartéis de droga.

O website só podia ser acedido através da darkweb e funcionava como um mercado negro online onde se podia comprar desde armas até drogas, de forma, quase anónima graças à utilização da rede Tor e de transações com a moeda virtual, a Bitcoin. No espaço de tempo em que esteve ativo, estima-se que tenham sido realizadas transações na compra e venda de drogas que ultrapassam a ordem dos 100 milhões de dólares (891 milhões de euros).

  • 333