exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google Maps vai mostrar níveis de poluição

A Google pretende que os carros do Street View passem a recolher indicadores sobre a qualidade do ar e níveis de poluição nos bairros por onde passam. Os primeiros dados já estão disponíveis.

  • 333

Exame Informática

A Google quer construir um “mapa de poluição” com base no serviço do Maps. Durante um ano, os carros Street View que passaram em algumas zonas de Oakland, Califórnia, recolheram dados sobre a qualidade do ar através de monitores especializados e essa informação está agora disponível. A ideia é oferecer uma visão global sobre a poluição local, bairro a bairro e os primeiros dados mostram que há variações entre cinco a oito vezes, de um sítio para outro, na mesma cidade. Geralmente, estes locais mais poluídos são pontos de interesecção, estradas usadas por camiões ou até sítios industriais.

O projeto está a ser desenvolvido em colaboração com o Environmental Defense Fund e com a Aclima e visa enriquecer a informação que já é recolhida através dos sensores fixos que existem na Bay Area, nos EUA.

O mapa de qualidade do ar vai mostrar a concentração de partículas perigosas, incluindo carbono negro, óxido nítrico e dióxido de nitrogénio. É possível ainda fazer zoom e detetar bolsas de poluição ao nível das casas, escolas e outros locais de concentração de pessoas. Os dados já disponibilizados cobrem uma área de 30 quilómetros quadrados, noticia o ZDNet.

O futuro passa por usar outros transportes equipados com estes sensores, como autocarros, carrinhas de entregas ou táxis. A Google estima que 500 veículos serão suficientes para mapear 25 das maiores áreas urbanas dos EUA, cobrindo um terço da população daquele país.

  • 333