exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Twitter pode detetar motins primeiro que a polícia

Um estudo demonstra como o Twitter é capaz ter informações sobre potenciais crimes que podem ser utilizadas para ajudar as forças de segurança a responder mais rapidamente. No caso dos motins de Londres, em 2011, a rede teve relatos da situação 1h23 antes da polícia ser alertada.

  • 333

Ruben Nascimento Oliveira

As redes sociais, mais especificamente aquela utilizada para partilhar Tweets, podem ser utilizadas como uma forma eficiente para ajudar as forças de segurança a garantir a lei e ordem. Pelo menos é o que diz um estudo realizado na Universidade de Cardiff.

Os investigadores responsáveis analisaram cerca de 1,6 milhões de publicações relacionadas com os motins de Londres em 2011 e chegaram à conclusão que com o uso de sistemas computacionais capazes de varrer os dados presentes nesta rede, a polícia inglesa poderia ter sido informada da situação quase uma hora e meia mais cedo, noticia a Cnet.

«Na nossa pesquisa, demonstramos que as redes sociais estão a tornar-se no lugar mais utilizado para reportar observações de ocorrências no dia-a-dia – incluindo desordem social e atividade criminal» disse o Dr. Pete Burnap, coautor do estudo.

  • O Model 3 foi revelado esta manhã. Confirmou-se o preço base de 35 mil dólares para a versão de entrada com autonomia de cerca de 350 km. Uma das opções é o Autopilot avançado, que permite fazer viagens sem intervenção do condutor... quando a legislação o permitir. Em Portugal, o Model 3 deverá ter um preço base de cerca de 40 mil euros