exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google Street View mostra a Estação Espacial Internacional

A Google anunciou que, para celebrar o décimo aniversário do Street View, vai passar a permitir que os utilizadores explorem a Estação Espacial Internacional com esta vista.

  • 333

Exame Informática

Esta será a primeira coleção do Street View registada em ambiente sem gravidade. Os utilizadores vão poder visitar os 15 módulos que compõem a Estação Espacial Internacional, bem como os veículos SpaceX Dragon e Orbital Cygnus, em 360 graus. Para complementar a experiência, o utilizador vai poder tirar anotações, uma funcionalidade que estava disponível apenas no Google Arts & Culture. Estas notas, segundo o comunicado da Google, mostram informação útil sobre os locais onde os astronautas se exercitam, como se alimentam ou mais pormenores sobre onde se conduzem experiências científicas.

O trabalho de recolha de imagens foi feito pelo astronauta Thomas Pesquet, que passou seis meses a bordo da ISS como engenheiro de voo e escreveu um post onde explica que o objetivo passou por «mostrar como é a ISS por dentro e partilhar com todos como é olhar para a Terra a partir do espaço». Além da gravidade zero, a proliferação de equipamentos técnicos por todo o lado na estação, com cabos e uma complexa configuração e a limitação de tempo para fotografar foram as principais dificuldades que Pesquet encontrou nesta tarefa.

A vista do Street View sobre a Estação Espacial Internacional é lançada 48 anos após a primeira missão tripulada à Lua. A Street View foi criada a partir de um plano de Larry Page, um dos fundadores da Google, de mostrar todo o mundo numa vista de 360 graus.

  • 333