exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google Maps e Pesquisa vão disponibilizar Alertas SOS

As novas funcionalidades pretendem ajudar as pessoas vítimas de crises globais ao disponibilizarem informações em tempo real e contactos úteis.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A Google anunciou hoje, através de comunicado de imprensa, o Alertas SOS, um novo conjunto de funcionalidades na Pesquisa e Maps para ajudar as pessoas a entenderem rapidamente o que está a acontecer e a decidir o que fazer durante uma crise.

Assim, no meio de uma crise, se o utilizador fizer uma pesquisa rápida no Google pelo incidente ou pela respetiva localização, poderá ver um Alerta SOS no topo dos resultados. «Aqui pode encontrar informação detalhada – principais histórias e mapas e, sempre que disponível, atualizações das autoridades locais, números de linhas de emergência, websites e traduções de frases úteis», informa a empresa.

Dependendo da situação e da localização da pessoa, também é possível receber uma notificação no equipamento móvel que a direciona para o Alerta SOS na Pesquisa. O intuito desta funcionalidade específica é que o utilizador esteja a par do que se passa à sua volta.

Idêntico à Pesquisa, o Alertas SOS no Maps disponibiliza informação em tempo real sobre a situação da crise diretamente no mapa se existirem alertas ativos na área que está a visualizar. O utilizador verá um ícone específico no mapa e um cartão com mais informação sobre a situação de crise, tais como números de telefone e websites úteis. «O mapa também inclui atualizações em tempo real, como estradas cortadas e atualizações de tráfego e trânsito», lê-se no comunicado.

  • 333