exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Site para partilha de ficheiros da Mozilla aposta na encriptação

Semelhante a serviços como o WeTransfer, o Send destaca-se por encriptar os ficheiros que vão ser partilhados e por apagá-los passado 24 horas ou assim que são descarregados

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A Mozilla, empresa responsável pelo browser Firefox, lançou um website de partilha de ficheiros chamado Send, que funciona de forma similar ao WeTransfer, por exemplo, embora pretenda ser ainda mais fácil de usar. Assim, a aposta passa pela conjugação da simplicidade com a rapidez: o utilizador apenas precisa de aceder ao site e arrastar o ficheiro que pretende partilhar; isto faz com que seja gerado um link, que pode depois ser partilhado com a pessoa que se entender.

Os ficheiros são encriptados durante o upload – a Mozilla refere que não tem a capacidade de aceder aos conteúdos encriptados – e eliminados após 24 horas ou assim que forem descarregados. Estas características levaram o The Verge, numa analogia bem conseguida, a classificar o Send como o Snapchat da partilha de ficheiros.

Refira-se que o Send suporta ficheiros até 1 GB e que ainda está em fase de testes, pelo que é possível que venha a sofrer alterações no futuro.

Pode saber um pouco mais sobre o Send no vídeo abaixo.

  • 333