exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

O YouTube mudou: descubra as diferenças

A plataforma de vídeos tem um novo visual e já permite ativar facilmente o Tema Escuro na versão para desktop, mas é na app para dispositivos móveis que estão as maiores novidades

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

O YouTube passou a ter um novo visual tanto para a versão em desktop como para a versão em dispositivos móveis. Conforme salienta o comunicado de imprensa da companhia, a mudança é visível logo na renovação do logótipo e do ícone da plataforma, mas há mais novidades para descobrir.

Assim, no que diz respeito à app do YouTube para dispositivos móveis, o utilizador passa a poder tocar duas vezes no lado direito ou esquerdo de um vídeo para avançar ou retroceder 10 segundos. Além disso, foi adicionada uma funcionalidade que permite ver uma linha de vídeos sugeridos enquanto se vê conteúdo em ecrã inteiro. Não se esqueça que, para desfrutar destas novidades, tem de ter a aplicação atualizada.

Refira-se que o YouTube também está a trabalhar na transformação da área abaixo do leitor de vídeo para se poder procurar vídeos de formas novas e, em breve, o leitor passará a mudar de forma facilmente com base no formato de vídeo que estiver a ver (vertical ou horizontal).

No que se refere à versão para desktop, saliente-se o novo visual Material Design, onde se destaca a fácil ativação/desativação da funcionalidade Tema Escuro, que escurece o fundo enquanto se vê conteúdo.

A título de curiosidade, refira-se que quando o YouTube foi lançado, há 12 anos, era um único website que suportava um formato de vídeo: 320x240 com uma proporção de 4:3. Atualmente, a plataforma permite ver qualquer combinação de vídeo SD, HD, 4K, 360, 3D e em direto, em praticamente qualquer dispositivo com ligação à Internet, de computadores a telemóveis, tablets, TVs, consolas de jogos e até capacetes de realidade virtual.

Pode saber um pouco mais sobre as novas funcionalidades do YouTube no vídeo abaixo.

  • 333