exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Instagram: falha permitiu acesso a contactos de celebridades

A conta Selena Gomez lançou o alerta para uma falha de segurança no Instagram

Afinal, não foi só a conta de Instagram de Selena Gomez que foi atacada. Instagram já confirmou a existência de uma falha que permitiu a acesso a contactos de celebridades

  • 333

Uma falha numa aplicação de interface para programadores permitiu o acesso a dados de várias celebridades por parte de hackers. A Instagram já confirmou a falha – e também já fez saber que procedeu à eliminação dessa mesma vulnerabilidade na sequência do primeiro caso de fuga de informação que levou à publicação de fotos de Justin Bieber nu na conta da ex-namorada Selena Gomez, na passada segunda-feira.

A Instagram já terá entrado em contacto com os utilizadores que foram alvo da fuga de informação. O alerta foi acompanhado de sugestões de precaução no que toca a contactos que os visados venham a receber de pessoas desconhecidas.

«Descobrimos que um ou mais indivíduos obtiveram acesso ilegal a informação relacionada com contactos – especialmente endereços de e-mail e números de telefone - de um número de celebridades que usam o Instagram, através da exploração de uma API do Instagram», referiu a Instagram, citada pelo The Verge.

A emprese que gere o portal das fotos pessoais sublinha que os hackers não terão conseguido aceder a passwords das contas das celebridades vítimas do ataque. A falha terá sido eliminada pouco depois de ter sido detetada. A Instagram refere ainda que está analisar este caso.

A Instagram não refere quantas pessoas foram atacadas nem fornece detalhes sobre o método de ataque usado pelos hackers.

  • 333