exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Ferramenta de Inteligência Artificial cria modelo 3D com base numa única foto de rosto

Investigadores das Universidades de Nottingham e de Kingston no Reino Unido desenvolveram uma ferramenta que usa redes neurais para converter uma única foto de um rosto num modelo 3D.

  • 333

Exame Informática

A ferramenta está disponível online, mas ainda apenas para demonstração e o código está também disponível no GitHub para poder ser descarregado. O sistema foi batizado de Large Pose 3D Face Reconstruction from a Single Image via Direct Volumetric CNN Regression e basicamente pretende converter uma única imagem de rosto num modelo tridimensional. Geralmente são necessárias várias imagens, de diferentes ângulos para se conseguir realizar esta “proeza”, mas neste caso os cientistas alimentaram a Inteligência Artificial com várias fotografias e os modelos 3D correspondentes. A rede neural conseguiu assim aprender quais as alterações que precisa de fazer para produzir modelos 3D convincentes.

As aplicações para este tipo de sistemas vão desde a criação de avatares para jogos, criação de vídeos em realidade aumentada ou virtual e muito mais, lembra o The Verge.

O sistema pode ser testado aqui.