exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Um milhão de pessoas descarregaram Whatsapp falso da Google Play Store

Uma app criada por cibercriminosos passou o crivo de segurança da Google e esteve disponível na PlayStore. O Update WhatsApp Messenger foi descarregado por mais de um milhão de utilizadores.

  • 333

A aplicação criada pelos hackers tira partido da popularidade do WhatsApp e chama-se Update WhatsApp Messenger, aparecendo como tendo sido desenvolvidade pela WhatsApp Inc. O nome do criador incluía um carater com a codificação Unicode, o que o fazia ser diferente do nome original da WhatsApp. Segundo o The Hacker News, a app falsa foi descarregada por mais de um milhão de utilizadores. Vários utilizadores do Reddit alertaram para esta app falsa na sexta-feira e denunciaram que se tratava de uma forma de servir anúncios para downloads de outras apps.

«A app em si mesma tem permissões mínimas para acesso à Internet, mas é basicamente um ad-loader que tem algum código para descarregar um segundo apk, chamado “whatsapp.apk”», escreveu um utilizador do Redditor.

A app falsa já foi removida da Play Store, mas o incidente reforçou a fragilidade da Google para detetar esquemas ou fraudes, mesmo que o programa tenha sido descarregado mais de um milhão de vezes.

  • 333