exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Re:scam, um chatbot criado para fazer os scammers perder tempo

Exame Informática

  • 333

Uma empresa neo-zelandesa anunciou a criação de um chatbot que tem como único propósito fazer os scammers perder o seu tempo. Tudo o que é preciso é enviar um dos emails duvidosos que receber e o robô com Inteligência Artificial enceta uma conversa quase interminável.

Exame Informática

A Netsafe diz que, da próxima vez que receber um email que cheire a esquema malicioso, o utilizador só precisa de o enviar para me@rescam.org para fazer os criminosos perder o seu tempo. Num dos exemplos mostrados no vídeo do YouTube, o robô recebe um email onde os atacantes prometem depositar cinco milhões de dólares por semana na conta do utilizador. O chatbot diz que a oferta é muito tentadora e que, para evitar ser detetado, vai enviar os dígitos da sua conta bancária, um por um.

A ideia é que a Inteligência Artificial mantenha diálogos lógicos e com raciocínio, impedindo que os scammers se apercebam de que estão a falar com uma máquina, explica o The Verge.

Geralmente, quando se apaga um destes emails, os atacantes passam para o endereço seguinte, tentando espalhar o ataque ao maior número possível de potenciais vítimas.

Veja o vídeo que demonstra a tecnologia em utilização.