exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Facebook testa login por selfie para atividades suspeitas

JUSTIN TALLIS

A rede social de Zuckerberg está a pedir aos utilizadores que tenham várias contas para enviarem uma foto de rosto ou uma selfie como forma de autenticação para evitar atividades suspeitas.

  • 333

Exame Informática

«Por favor, faça o upload de uma foto sua em que mostre claramente o seu rosto. Quando nos enviar a fotografia, vamos analisá-la e depois apagá-la permanentemente dos nossos servidores», lê-se na mensagem apresentada pelo Facebook a alguns utilizadores.

A ferramenta está disponível de uma forma global e serve para detetar atividades suspeitas nas várias interações possíveis, como criação de conta, enviar pedidos de amizade, definir pagamentos ou criar ou editar anúncios.

O The Verge explica que se trata de um processo automatizado que aparece quando o utilizador que tenha várias contas tente uma destas atvidades e só funciona se a fotografia carregada não tiver sido colocada na rede anteriormente. O processo de autenticação pode demorar até 72 horas, período durante o qual os utilizadores não podem aceder à conta.

  • 333