exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Facebook Messenger Kids: o que vem aí?

Apesar de só utilizadores com mais de 13 anos poderem ter conta no Facebook, estima-se que há 20 milhões de menores a aceder à rede todos os dias. Agora, a empresa de Zuckerberg preparou uma app especificamente para estas crianças: o Messenger Kids.

  • 333

Exame Informática

O Messenger Kids é uma versão simplificada e de acesso trancado, que pode ser vigiado pelos pais, do Messenger habitual. A empresa promete ainda que não vai usar dados do Kids para as plataformas publicitárias.

Loren Cheng, da gestão de produto do Messenger, explica que «cada vez mais, os pais deixam as crianças usar tablets e smartphones, mas têm frequentemente perguntas e preocupações sobre como as crianças os usam e quais as apps apropriadas», cita a BBC.

As amizades entre duas crianças no Kids têm de ser aprovadas pelos pais de cada uma das crianças e só aí é que podem começar a ser partilhados chats em vídeo e enviar fotografias uma para a outra. Esta app vai ainda oferecer GIFs, molduras, stickers e máscaras apropriados para crianças. Também vai ser possível para adultos aprovados pelos pais contactarem as crianças pela aplicação de mensagens.

O Facebook anunciou que vai recolher dados como o nome da criança, o conteúdo das mensagens e elaborar os seus estudos habituais de utilização, sendo que essa informação será partilhada com terceiros que assegurem que cumprem a Coppa, de Children’s Online Privacy Protection Act dos EUA.

Do lado do Facebook, esta app faz todo o sentido como uma forma de cativar utilizadores na faixa etária entre os seis e os doze anos, antes que o Snapchat ou outro rival o façam. Por outro lado, ainda é questionável sobre se as crianças tão novas devam estar a usar redes sociais de todo. Recorde-se que Sean Parker, um dos primeiros investidores do Facebook, manifestou recentemente a sua desconfiança sobre os impactos a longo prazo da utilização da rede social.

Nesta fase inicial, o Messenger Kids só vai estar disponível nos EUA e a partir do Apple iOS apenas.

  • 333