exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google vai usar raios de luz para levar a Internet a lugares remotos

Imagem: Wikipedia

A tecnologia baseada em raios de luz permite comunicações de alta velocidade a longas distâncias. Vai começar por ser usada na Índia e pode substituir os balões de ar anteriormente testados pela Google.

  • 333

A Google, ou melhor, a Alphabet (empresa “mãe” da Google) está a trabalhar com uma empresas de telecomunicações indiana, a AP State FiberNet, para usar a tecnologia Free Space Optical Communications (FSOC). Vão ser criados 2000 ligações com esta tecnologia numa zona da Índia onde vivem 50 milhões de pessoas.

O FSOC não é uma tecnologia de rede que permita a ligação ao utilizador final, mas sim um sistema para ligar a infraestrutura, como é o caso de torres de comunicações afastadas por uma distância considerável.

De acordo com o TechCrunch, esta tecnologia começou por ser considerada para o projeto de distribuição de Internet através de balões de ar quente – seria a ligação entre os balões e as torres de comunicação – mas os engenheiros da Alphabet acabaram por concluir que o FSOC é eficiente ao ponto de poder ser usado para cobrir grandes distâncias na terra, sem que fosse necessário recorrer aos balões.