exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google remove botão Ver Imagem

A maioria dos utilizadores de Internet já deve ter usado o Google para encontrar e descarregar uma imagem da Web. Agora, a gigante decidiu remover o botão Ver Imagem para tornar o processo mais difícil.

  • 333

Exame Informática

A alteração resulta de uma batalha entre a Google e a Getty Images, onde a agência se queixava de encontrar as suas imagens com bastante frequência através do Google Images e de ser bastante fácil descarregá-las, violando direitos de autor. As duas organizações decidiram colaborar e o botão Ver Imagem deixa de aparecer nos resultados da pesquisa. Por outro lado, a Google comprometeu-se também a dar mais destaque aos avisos de proteção de direitos de autor em cada imagem. Segundo Google Search Liaison, Danny Sullivan, a alteração pretende «ajudar a ligar utilizadores e os sites úteis». No entanto, mais tarde, Sullivan admitiu que a remoção do botão se deveu a um acordo conseguido com a Getty Images.

Agora, os utilizadores que queiram descarregar uma imagem no seu tamanho original têm de ir ao site original, não podendo fazê-lo a partir da pesquisa de Imagens, como faziam até agora. Assim, a medida de remover o botão não deve ser completamente eficaz no objetivo de evitar que as imagens sejam descarregadas e propagadas pela Net ilegalmente.

Há browsers, como o Bing ou o DuckDuckGo, que continuam a oferecer a opção de Ver Imagem e até foi criada uma extensão de código aberto chamada «Make Google Image Search Great Again».

  • 333