exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

YouTube estreia legendas (em inglês) para vídeos em direto

O YouTube quer que os produtores de conteúdos consigam chegar a uma maior audiência e estreia várias novidades, entre as quais a possibilidade de se legendar automaticamente em inglês as transmissões em direto.

  • 333

Exame Informática

Os YouTubers podem escolher carregar um guião que estejam a ler e que irá aparecer como legendas, mas tendo em conta que a maior parte tende a publicar vídeos sem guião, a plataforma vai usar software de reconhecimento do discurso para mostrar automaticamente as legendas. Nesta fase, a solução de auto-geração de legendas está disponível apenas em inglês.

Liat Kaver, a gestora de produto que desenvolveu a ferramenta, é surda e da Costa Rica, pelo que identificou a necessidade que deve satisfazer mutios utilizadores. «O nosso objetivo é tornar todos os vídeos acessíveis, tirando partido da tecnologia da Google para conseguir a legendagem universal», diz a responsável, citada pelo Engadget.

O lançamento das legendas automáticas vai ser gradual e deve estar disponível para os primeiros YouTubers nas próximas semanas, chegando depois a todos nos meses seguintes. Além desta novidade, o YouTube promete ainda mostrar os comentários que foram sendo feitos durante a transmissão em direto a quem esteja a ver o vídeo posteriormente. Por outro lado, vai ser possível adicionar as localizações de onde os vídeos foram captados e carregados e desencadear Super Chats para eventos reais, com uma maior interatividade.

  • 333