exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Moderadores humanos apagaram canais de extrema-direita do YouTube... por engano

Vários canais do YouTube de defensores de armas, de cariz político de extrema-direita e de teorias da conspiração foram apagados por moderadores humanos por engano. O YouTube reconhece o erro e informou que os vídeos serão colocados online em breve.

  • 333

Exame Informática

Os moderadores humanos do YouTube cometeram um erro e acabaram por apagar indevidamente vários canais. Os responsáveis do portal afirmam que se tratou de um erro de alguns novos empregados na empresa. Segundo o The Outline, em causa estão canais de teorias da conspiração, de defensores do porte de armas e conotados com a alt-right.

«Estamos a continuar a aplicar as nossas políticas em relação a conteúdos perigosos e isso não mudou. Vamos recolocar os vídeos que tenham sido removidos por erro», disse um porta-voz do YouTube citado pela Bloomberg.

No entanto, nos últimos dias têm sido apagados vários canais, nomeadamente um canal com vídeos neo-nazi onde todos os links redirecionavam o utilizador para uma página com uma mensagem que informava que «esta conta foi terminada devido a múltiplas ou severas violações da política do YouTube sobre discursos de ódio». Neste caso, o canal parece ter sido corretamente apagado.

  • 333