exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

GitHub sobreviveu ao maior ataque DDoS de sempre

O ataque de DDoS que afetou o Github só teve efeitos durante dez minutos. A rápida ação dos responsáveis e a ajuda da Prolexic ajudaram a evitar males maiores.

  • 333

Exame Informática

O Github é uma plataforma de distribuição de código online e sofreu um ataque de DDoS, de distributed denial of service, na passada quarta-feira. Segundo a Wired, este poderá ter sido um dos maiores ataques do género, com mais de 1,35 Tbps de tráfego a chegar ao site de uma só vez. Em dez minutos, o Github pediu a intervenção da Akamai Prolexic, um serviço de mitigação deste tipo de ataques, que filtrou e eliminou os pacotes maliciosos. Em 2016, o DNS Dyn tinha recebido um ataque com 1,2 Gbps de tráfego.

Este ataque recorreu a sistemas memcached, que receberam pequenos pedidos e enviaram depois grandes quantidades de tráfego para um alvo específico. A resposta passou por usar serviços de mitigação como o Prolexic para filtrar e bloquear este tráfego e fazer com que os donos das bases de dados memcached as removessem do acesso público. Há cerca de cem mil destes servidores memcached de empresas e outras instituições que estão expostos, sem a devida proteção.

  • 333