exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

YouTube vai mostrar informações da Wikipedia em vídeos de teorias da conspiração

A CEO do YouTube revelou que a plataforma de vídeo vai passar a mostrar links para notícias e informações da Wikipedia nos vídeos de teorias da conspiração.

  • 333

Exame Informática

Susan Wojcicki apelida de “pistas informativas” os quadros com dados da Wikipedia e os links para notícias que devem começar a aparecer em vídeos do YouTube. Segundo a CEO do YouTube, a partir das próximas semanas, os vídeos com conteúdos relacionados com teorias da conspiração vão começar a ter esta informação. O objetivo é ajudar o utilizador a obter mais informação sobre os fenómenos retratados nesses vídeos.

O The Verge explica que esta medida chega um ano depois de o YouTube ter estado sob a mira dos críticos por alojar conteúdos extremistas e por estar a chamar a atenção para estes vídeos através das recomendações produzidas pelo seu algoritmo.

Apesar de a Wikipedia não poder ser considerada uma fonte infalível, acaba por ser melhor do que apresentar os vídeos sem qualquer acompanhamento. Há planos para se adicionarem mais fontes de informação sobre estes elementos controversos no futuro.

  • 333