exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google recria locais históricos em Realidade Virtual

A Google associou-se à CyArk para construir representações em Realidade Virtual de alguns locais históricos para preservá-los na memória, antes que sejam destruídos pela Natureza ou por humanos.

  • 333

Exame Informática

A CyArk é uma entidade sem fins lucrativos especializada em digitalizações laser 3D. A Google vai trabalhar com esta organização para preservar, em Realidade Virtual, locais icónicos que possam estar prestes a ser destruídos por ação humana ou natural. O projeto Open Heritage vai permitir depois a exploração online através de um computador, aparelho móvel ou headset de Realidade Virtual, explica o The Verge.

A tecnologia disponível atualmente permite guardar estas representações com um nível de detalhe sem paralelo, além de ajudar a identificar áreas mais danificadas e no esforço de restauração.

A CyArk foi fundada em 2003 e o seu CEO explica que a inspiração surgiu depois de ver os talibãs destruir estátuas com mais de 1500 anos de idade, em 2001. A organização usa versões avançadas dos scans a laser e fotografias de elevada resolução captadas por drones e câmaras DSLR.

Esta é mais uma forma inovadora de a Google Arts & Culture colocar a tecnologia ao serviço da Cultura, depois de estrear as visitas guiadas em RV, mapas estilo Street View dos grandes museus e muitas outras iniciativas semelhantes.

O objetivo passa por digitalizar locais que estejam em zonas de conflito iminente, que estejam a ser afetadas por condições naturais adversas ou em risco de destruição por mão humana. Os dados originais dos modelos vão ser disponibilizados à comunidade, pelo que investigadores vão poder usá-los para ajudar no esforço de preservação.

  • 333