exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

YouTube mostra qual a “Música neste vídeo”

O YouTube estreia uma funcionalidade que fornece os créditos e respetiva informação nos vídeos de música ou em vídeos produzidos pelos fãs que tenham música.

  • 333

Exame Informática

A funcionalidade “Música neste vídeo” pretende reconhecer os artistas, compositores e editoras discográficas responsáveis pelas músicas nos vídeos apresentados no YouTube. O utilizador precisa apenas de clicar em “Mostrar Mais” para obter estes dados, incluindo links para os canais oficiais do artista e para o vídeo da música oficial, quando disponível. Esta funcionalidade é possível graças aos dados e tecnologia por trás do Content ID, que permite aos proprietários dos direitos de autor identificar-se e gerirem o seu conteúdo no YouTube, refere o comunciado de imprensa. Por outro lado, só é possível também devido às parcerias com editoras discográficas, editores de música e instituições de direitos de autor em todo o mundo.

O utilizador poderá estar a assistir a um videojogo, uma curta metragem ou uma música de um DJ e conseguir identificar a faixa de música original através desta funcionalidade. O processo visa proporcionar um maior reconhecimento e exposição às pessoas que contribuem para o processo criativo em alguns dos mais de 500 milhões de vídeos disponíveis no YouTube.

  • 333