exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Bug torna posts do Facebook públicos, mesmo que os utilizadores não o quisessem

A rede social liderada por Mark Zuckerberg assumiu publicamente que os posts de 14 milhões de utilizadores publicados entre 18 e 27 de maio estiveram disponíveis para todos, mesmo que essa opção não tivesse sido escolhida.

  • 333

Exame Informática

É o mais recente bug que afeta a privacidade dos utilizadores do Facebook. A empresa revelou que os posts de milhões de contas publicados entre 18 e 27 de maio estiveram visíveis para todos, mesmo que não tivessem perfil de Facebook, independentemente da escolha dos utilizadores.

O responsável de privacidade do Facebook, Erin Egan, assume que «o bug está corrigido e, a partir de hoje, vamos começar a informar os utilizadores afetados e a pedir-lhes que revejam qualquer post publicado nesta altura (...) para ser claro, o bug não afetou nada que os utilizadores tenham publicado antes», cita o ArsTechnica.

O problema terá sido detetado a 22 de maio, mas os funcionários demoraram cerca de cinco dias para conseguir restaurar as definições de privacidade de todos os posts. O bug terá surgido na sequência de alterações que os programadores estavam a fazer para criar novas funcionalidades relacionadas com a partilha de imagens. Tipicamente o sistema permite que os utilizadores escolham os conteúdos que querem tornar público e aqueles que pretendem que sejam vistos apenas pelos seus contactos. Esta escolha não foi tida em consideração durante este período.

  • 333