exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

FBI desmantela novo esquema da Nigéria que roubou milhões

O FBI anunciou a detenção de 74 pessoas, em sete países, na sequência de uma investigação sobre um novo esquema oriundo da Nigéria e que conseguiu roubar milhões de dólares.

  • 333

Exame Informática

O esquema parece ter sido elaborado na Lituânia e conta com Google e Facebook entre o rol de vítimas. As duas gigantes tecnológicas terão perdido 100 milhões de dólares para este grupo criminoso. As principais vítimas eram utilizadores que tinham acesso às finanças das empresas e eram convencidas a transferir dinheiro para o que pensavam ser outro parceiro de negócio, mas na verdade eram os criminosos.

Segundo a Cnet, o FBI deteve 42 pessoas nos EUA, 29 na Nigéria e três no Canadá, Maurícias e Polónia, tendo recuperado cerca de 14 milhões de dólares.

Os detidos são acusados de terem elaborado e orquestrado vários ataques individuais onde conseguiram obter milhões de dólares junto de vítimas espalhadas pelos EUA. Além disso, o grupo dedicava-se ainda a fazer lavagem de dinheiro, num esquema também percebido e desmantelado pelas autoridades.

O procurador Jeff Sessions considera que «estes criminosos podem roubar as poupanças de uma vida em apenas um minuto (...) Estes crimes são maliciosos e repugnantes».