exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Desinformação: Twitter suspende um milhão de contas por dia

O Twitter suspendeu mais de um milhão de contas por dia, nos últimos meses, num esforço para combater a proliferação de desinformação e de contas falsas.

  • 333

Exame Informática

As suspensões de contas do Twitter não param: segundo o The Washington Post, entre maio e junho foram suspensos mais de 70 milhões de perfis que se acredita serem falsos ou por violarem as políticas de utilização da rede. As novas proteções ajudaram o Twitter a ter menos 50 mil tentativas de registo de spammers por dia. Por outro lado, com os bloqueios a acontecer, registaram-se menos oito mil denúncias de spam por dia em maio.

Os acionistas do Twitter foram informados deste esforço e de que a suspensão de contas a este ritmo pode levar a uma quebra no número de utilizadores ativos por mês, noticia a Cnet. A obrigatoriedade de cumprir o RGPD, outras decisões operacionais e os esforços contínuos em melhorar a qualidade de informação são apontados como os principais motivos para uma quebra nos MAU, de monthly active users.

Estes esforços surgem na sequência da necessidade de combater bots e trolls que proliferam e executam campanhas de desinformação.

  • 333