exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

WhatsApp passa a mostrar que mensagens foram reencaminhadas

O WhatsApp anunciou que as mensagens que forem reencaminhadas para o utilizador vão passar a mostrar essa indicação. O objetivo é combater situações de desinformação e a nova indicação vai surgir em mensagens de texto, imagem, vídeo e áudio

  • 333

«Esta nova contextualização ajuda a determinar se aquele amigo ou familiar escreveu a mensagem que enviou ou se esta veio originalmente de outra pessoa», explica o WhatsApp no texto onde apresenta a novidade. Agora, a solução de mensagens vai mostrar claramente a indicação sobre se determinada mensagem de texto, áudio, vídeo ou imagem foi reencaminhada.

A fase beta desta alteração avançou no Brasil e na Índia, onde há mais de 300 milhões de utilizadores do WhatsApp e onde o serviço tem sido conotado como um dos responsáveis por campanhas de desinformação e por ser um meio para espalhar rumores falsos e perigosos. O The Verge explica que rumores de raptos de crianças e de tráfico de menores têm sido espalhados na Índia através do WhatsApp e que a app também poderá ter sido usada para desinformação sobre a vacina da febre amarela no Brasil.

O WhatsApp tem desenvolvido algumas iniciativas para combater a disseminação de “fake news” e este será mais um dos mecanismos encontrados.

  • 333