exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google Maps mostra Terra como um globo

Dilpesh Laxmidas

É uma das alterações mais recentes da Google. A solução Maps mostra agora a Terra como um globo quando se faz zoom out.

  • 333

Exame Informática

Até aqui, quando se fazia zoom out ao máximo no Google Maps, a Terra era vista como uma superfície plana. Agora, a empresa alterou o sistema para conseguir uma reprodução mais fiel, mostrando o nosso planeta como um globo. Para já, apenas os utilizadores de desktop vão poder ver o globo, enquanto na versão mobile a Terra ainda vai ser vista como plana.

«A Gronelândia já não é do mesmo tamanho que África», escreveu a Google no Twitter, ao anunciar a alteração. Esta “distorção” acontece porque a Google usa a reprodução Mercator que faz com que os objetos próximos do Equador pareçam ter um tamanho diferente do que têm na realidade, enquanto os objetos próximos dos pólos parecem ser maiores do que são na realidade, explica o The Verge. Assim, a Gronelândia parece ser maior do que África num globo, mas na realidade o continente africano é 14 vezes maior:

O estilo Mercator usado pela Google até agora permitia, no entanto, manter a fidelidade no que diz respeito aos ângulos que as estradas fazem na realidade.

A alteração agora anunciada é a mais recente, depois de se ter mostrado uma secção Explorar renovada e a adição do estado da bateria quando se partilha a localização com um contacto.