exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Wikipedia e Internet Archive aliam-se para corrigir links quebrados

Milhões de artigos da Wikipedia contêm ainda mais milhões de links para as fontes originais dos textos e é difícil assegurar a manutenção deste volume de dados. O Internet Archive pretende ajudar e anunciou que já “salvou” mais de 9 milhões de links.

  • 333

Exame Informática

O Internet Archive está a ajudar a Wikipedia e todos os utilizadores a manter as ligações dos artigos às fontes originais. A equipa anunciou ter usado a Wayback Machine e outros serviços para “salvar” mais de 9 milhões de links que estariam já obsoletos. Além dos seviços, o Internet Archive empregou ainda um bot para procurar os links quebrados e restaurar automaticamente para as versões arquivadas.

De acordo com o Engadget, há um compromisso em manter e até acelerar estas operações de recuperação. Por outro lado, a abordagem do Internet Archive vai passar também por tentar recuperar outros media, como livros eletrónicos ou trabalhos académicos, com o mesmo método.

Este compromisso pode ser mais importante do que parece, no sentido em que ajuda a preservar a credibilidade da Wikipedia, uma vez que assegura que as referências originais de determinado artigo ainda estão disponíveis. Algo essencial, nomeadamente para estudantes que recorrem à Wikipedia como ponto de partida e precisam de referir as fontes originais nos seus trabalhos.