exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Dados de Angela Merkel e centenas de figuras alemãs divulgados na Internet

Um alegado investigador de segurança publicou vários arquivos com dados pessoais e correspondência de Angela Merkel, do presidente alemão e de centenas de outras personalidades da Alemanha. O governo está a investigar e confirma a autenticidade dos documentos.

  • 333

A porta-voz do governo alemão Martina Fietz revela que os documentos publicados por um alegado investigador de segurança aparentam ser genuínos e que as autoridades estão a investigar a fuga. Entre as vítimas estão a Chanceler Angela Merkel, o presidente da Alemanha, deputados alemães, membros do Parlamento Europeu e centenas de outras figuras públicas. De Angela Merkel não foi revelada informação pessoal, apenas um número de fax e alguma correspondência e emails. No entanto, alguns dos dados das outras vítimas incluem moradas, números de telefone, faturas e até cópias de documentos de identificação.

A conta do Twitter, página do Blogger e outros sites associados ao “investigador” que se intitula “_0rbit” já foram colocados offline, mas surgiram entretanto dezenas de outras páginas com os mesmos arquivos, noticia o ArsTechnica.

Segundo as autoridades alemãs, as redes governamentais não foram atacadas e os dados parecem ter origem em múltiplas fontes. Há a possibilidade de o ataque e divulgação terem tido origem russa, depois de em 2015 o grupo APT 28, ou Fancy Bear, ter apontado a sua mira aos membros do Parlamento alemão.

As evidências na posse das autoridades apontam para o cenário de os dados terem sido obtidos devido ao mau uso de serviços da cloud, contas de email ou redes sociais e como resultado de uma grande operação de espionagem, disse o ministro do Interior Horst Seehofer. Patrick Sensburg, um deputado do partido de Merkel, aponta o dedo aos membros da AfD, Alternative for Germany, um partido de extrema-direita.

  • 333