Se pesquisarmos por “best toilet paper in the world” , que traduzido significa “melhor papel higiénico do mundo”, no motor de busca da Google, o resultado apresenta várias imagens da bandeira nacional do Paquistão.
Segundo a BBC, a associação entre a bandeira e o papel higiénico surgiu na Google durante o dia 14 de fevereiro, horas após o ataque das forças do grupo islâmico-paquistanês, Jaish-e-Mohammad, contra um grupo de soldados indianos. Tudo começou por comentários nas redes sociais durante o fim de semana passado e o número de pesquisas feito sobre o tema influenciou também influenciou, por certo, o resultado que se obtém agora pesquisarmos pelas mesmas palavras.
No motor de busca da Google poderão ser encontrados vários artigos escritos nos meios de comunicação, bem como imagens publicadas nas redes sociais alusivas ao tema, que associam os temas. Quanto mais se fala e publica imagens deste tema, mais o algoritmo da Google associa as duas coisas.
A associação de figuras públicas a objetos ou outras que não têm qualquer relação já aconteceu anteriormente. Por exemplo, uma das situações mais caricatas relacionada com o motor de busca da Google, foi a associação da palavra idiota a Donald Trump.
De acordo com a BBC, a Google ainda não se pronunciou sobre o tema.