exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Alphabet cria extensão do Chrome para “limpar” comentários tóxicos

A Jigsaw, incubadora da Alphabet, está a testar uma extensão do Chrome desenhada para proporcionar uma navegação mais saudável e que usa Inteligência Artificial para silenciar comentários tóxicos ou agressivos.

  • 333

Exame Informática

A extensão desenvolvida pela Jigsaw usa código aberto e chama-se Tune. O objetivo é que o utilizador possa definir o nível de comentários que pretende ver, desde o educado ao agressivo, podendo depois definir diferentes níveis de toxicidade (ataques, insultos, comentários profanos, etc).

A Tune usa a Perspective, uma API desenvolvida em 2017 pela Jigsaw e pela equipa de Counter Abuse Technology da Google. Este software de aprendizagem de máquina é usado por alguns órgãos de comunicação como o The New York Times ou o The Guardian.

A equipa que desenvolveu é bastante cautelosa na descrição, dizendo que se trata ainda de um projeto experimental e que não pode ser encarada como uma solução para toda a toxicidade que se encontra nos comentários online, explica o The Verge.

A extensão está disponível para ser usada nos comentários de YouTube, Reddit, Facebook, Twitter e Disqus. Os comentários filtrados aparecem apenas em branco, com um ponto e podem ser clicados para mostrar o texto.

O sistema de aprendizagem de máquina ainda filtra alguns comentários erradamente, mas o algoritmo estará a ser melhorado constantemente para que possa ser usado com maior confiança.

  • 333