exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google mantem lista de todas as compras online feitas pelos utilizadores

A Google confirmou que constroi uma lista das compras online baseada nos e-mails de confirmação recebidos no Gmail. O utilizador tem a possibilidade de eliminar este registo, que inclui as compras feitas num período de cinco anos.

  • 333

Exame Informática

A Google explica que apenas os utilizadores têm acesso às suas próprias compras e que protege a privacidade e segurança de cada um. Ainda assim, é mais um sinal de que as gigantes tecnológicas mantêm muitos dados sobre os utilizadores, mesmo sem o seu conhecimento declarado. A CNBC revela que o histórico de compras de cada utilizador do Gmail inclui transações feitas até cinco anos atrás.

Para ter acesso à lista de compras que a Google construiu, o utilizador deve aceder à sua conta > Pagamentos e Assinaturas > Compras. Aí, é possível ver uma lista de transações criada automaticamente com base nos e-mails de confirmação de encomenda recebidos. Para apagar definitivamente qualquer registo, deve clicar na transação, depois no “i” no canto superior direito para descobrir de onde vem esta informação, na opção de ver e-mail. Assim, o utilizador é redirecionado para a mensagem de e-mail que originou o registo e pode aí apagá-la, para que desapareça da lista.

Um porta-voz da Google afirmou que a lista é mantida apenas ajudar os utilizadores a visualizar e ter registo das suas compras, reservas e subscrições, salientando que a informação das mensagens do Gmail não é usada para mostrar anúncios.

A Google está a apostar nas compras, renovando o hub Shopping e, mais para o fim do ano, com planos de permitir aos utilizadores comprar os produtos vistos em vídeos do YouTube, como em tutoriais de maquilhagem, por exemplo.

  • 333