exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Google partilha dados da qualidade do ar com cientistas

A Google começou a aproveitar os carros do Street View, que recolhem imagens e outros tipos de informação para o Google Maps, para recolher dados sobre a qualidade do ar em algumas regiões. Agora, a gigante tecnológica informa que está disponível para partilhar essa informação com os cientistas que a peçam.

  • 333

Exame Informática

Nesta fase, a Google irá partilhar a informação recolhida sobre a California Bay Area e o Central Valley com os cientistas que o requisitem. Os dados foram recolhidos ao longo de três anos pelos carros do projeto Street View e incluem medidas captadas depois dos grandes incêndios que assolaram aquela zona. Os cientistas podem submeter o seu pedido de acesso através de um formulário criado especificamente para o efeito.

O Project Air View começou em 2012 na região de Oakland, nos EUA, em parceria com a Aclima, uma empresa especializada em sensores que detetam metano, ozono, dióxido de nitrogénio e outros gases poluentes. As duas empresas colaboram em projetos semelhantes que cobrem Houston, Salt Lake City, Copenhaga, Amesterdão e Londres.

O projeto vai ser alagardo à Ásia, África e América do Sul até ao final do ano. A Google quer equipar mais 50 carros com estes sensores e ajudar assim a monitorizar a qualidade do ar em cada vez mais locais.

  • 333