A Facebook vai lançar um novo ramo da empresa dedicada a testes com consumidores desenvolvido por uma equipa de programadores da rede social, que dá pelo nome de NPE (em inglês, New Product Experimentation). A notícia foi dada pela The Verge, que afirma que a equipa vai desenvolver apps compatíveis com iOS e Android para testar alguns serviços direcionados ao consumidor – um programa semelhante ao grupo Garage da Microsoft.
Numa publicação recente, a rede social anunciou «ter decidido usar esta marca paralela para manter as expectativas certas relativamente aos utilizadores (…), a equipa NPE mudará rapidamente as apps ou até poderá por-lhes fim, caso entendamos que não são úteis para os utilizadores». De acorco com a The Verge, a Facebook tem já um historial de abandonar produtos que comprou/criou e que perderam o uso com o tempo, nomeadamente, a ferramenta dos “momentos”, uma espécie de serviço agregador de fotos que gerava um conteúdo de compilação.
Ter um parceiro semi independente dedicado aos testes de mercado e a melhorar a experiência do utilizador, permite à Facebook experimentar novas ideias e projetos, sem ter o prejuízo de associar o nome da marca a um projeto que seja mal sucedido. A mesma publicação afirma que embora ainda não sejam conhecidos os tipos de apps que vão ser testados, o simples facto de ter sido anunciada a nova marca de testes pode ser indicativo que não teremos de esperar muito até que seja anunciado um novo serviço.