exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Hackers revelam planos da Rússia para dominar sistema de anonimato do browser Tor

Bill Hinton - Getty Images

Esta ferramenta permite aos utilizadores navegarem de forma segura sem que as autoridades russas interfiram nas suas pesquisas e atividade online

  • 333

Francisco JM Garcia

Um grupo de hackers chamado “0v1ru$” atacou o website da SyTech, uma empresa russa que trabalha com os serviços secretos da Rússia, e roubou um grande número de documentos relacionados com projetos em que a empresa estava a trabalhar, nomeadamente, sobre métodos de revelação de IP de utilizadores com browser anónimo e sobre a vulnerabilidade de torrents – ao todo foram roubados 7,5 TB de informação.

De acordo com a BBC Rússia, «este pode ter sido um dos maiores ataques aos trabalhos online dos serviços secretos russos.»

Os documentos em causa incluíam detalhes sobre um projeto do governo russo para contornar a ferramenta que permite aos utilizadores manterem o anonimato no browser Tor. Deste modo, o governo russo ficaria apto a identificar mais facilmente a atividade dos utilizadores russos online.

No mesmo ataque ao servidor da SyTech que ocorreu no dia 13 deste mês, os hackers deixaram o seu selo ao colocarem na página um emoji de “trolling”. A informação roubada foi partilhada com outro grupo de hackers chamado Digital Revolution, que a fez circular na Twitter. Embora a magnitude dos projetos seja grande, a BBC Rússia afirma que não se sabe ao certo quais as iniciativas em que o governo russo está a trabalhar ativamente.

  • 333