exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Internet

Hyp3r roubou informações de milhares de utilizadores do Facebook e Instagram

Chesnot - Getty Images

Embora a empresa de marketing diga que usava apenas informações de contas ou stories públicas, criou inúmeros perfis comerciais de utilizadores das duas redes sociais ao recolher informações como locais de eleição, objetos e gostos

  • 333

Francisco JM Garcia

A Hyp3r, um dos parceiros do Facebook e Instagram na área do marketing, tem recolhido secretamente informações de milhares de utilizadores das duas redes sociais, ao longo de vários anos, para construir os chamados perfis comerciais "sombra". Inicialmente a empresa começou por ser uma plataforma através da qual as agências publicitárias podiam chegar aos utilizadores tendo em conta determinados eventos, como concertos ou competições desportivas.

A Business Insider conta que a Hyp3r construiu ferramentas capazes de registar informações de contas das stories – conteúdos multimédia publicados com uma duração de 24 horas – públicas, como por exemplo, os locais, objetos e atividades favoritas dos utilizadores, para fins comerciais.

Já a TechCrunch explica que a empresa tem vindo a usar um interface de programação da Instagram – em inglês, Application Programming Interface (API) – para juntar dados dos utilizadores, que, curiosamente, foi o mesma utilizada pela Cambridge Analytica.

O Instagram confirmou que a Hyp3r foi já removida da plataforma, por ter violado as políticas de utilização da rede social. Um porta-voz da Facebook disse ainda que «as ações da Hyp3r não foram autorizadas e violaram as políticas de utilização. Sendo assim, já não têm ação sobre a nossa plataforma. Fizemos também algumas alterações que vão ajudar a prevenir que outras empresas guardem registos das localizações públicas das páginas desta forma.»

Num comunicado público, a Hyp3r afirma «estar ciente dos direitos de privacidade dos consumidores e dos termos de utilização da rede social», sublinhando que usou apenas informação de perfis ou stories públicas.

  • 333