Hackers mostram que é possível atacar câmaras fotográficas com ransomware

Um investigador mostrou na DEFCON como é possível atacar com ransomware as fotografias armazenadas nas câmaras digitais modernas. A partir daí, o utilizador vê-se obrigado a pagar o resgate para recuperar as suas memórias.
Eyal Itkin conseguiu atacar uma Canon EOS 80D com ransomware e encriptar as fotos armazenadas na câmara. O investigador assume que mais modelos estão vulneráveis a este tipo de ataques e tudo o que é preciso é que o hacker e o utilizador estejam na mesma rede Wi-Fi. O ataque passa por “enganar” a máquina e levá-la a instalar o programa malicioso disfarçado de atualização de firmware. O resultado é que todas as fotografias e vídeo são sequestrados e o utilizador só os consegue recuperar caso pague o resgate, noticia o Mashable.
Como não é necessária qualquer ação do utilizador para ser infetado, a única defesa possível passa por ter as ligações Wi-Fi e Bluetooth desligadas caso não estejam a ser necessárias.
O investigador Eyal Itkin trabalha para a Check Point Software Technologies e alertou a Canon para esta possibilidade de ataque. A fabricante agiu rapidamente e emitiu uma correção. Os utilizadores só precisam de atualizar o firmware da câmara para estarem devidamente protegidos.
Relacionados
-
Hackers usaram endereço do ISCTE para lançar ataque de phishing contra alunos
Especialistas da CyberS3c detetaram uma campanha de phishing direcionada a alunos do ISCTE-IUL. O endereço usado na campanha leva a crer que foram usadas técnicas de spoofing. ISCTE nega que os sistemas tenham sido alvo de intrusão
-
Hyp3r roubou informações de milhares de utilizadores do Facebook e Instagram
Embora a empresa de marketing diga que usava apenas informações de contas ou stories públicas, criou inúmeros perfis comerciais de utilizadores das duas redes sociais ao recolher informações como locais de eleição, objetos e gostos
-
Google vai mostrar podcasts diretamente nos resultados de pesquisa
Tecnológica já indexou mais de dois milhões de programas. Decisão pode resolver um dos maiores problemas dos podcasts
-
Direções em Realidade Aumentada chegam ao Google Maps de mais telefones
A Google anunciou que as direções em Realidade Aumentada vão estar disponíveis na versão de Google Maps para mais telefones Android e iOS, com ARCore e ARKit.
-
FBI está a exigir dados indiscriminados de utilizadores do Facebook, Twitter e outras redes sociais
Os atuais regulamentos de privacidade da Facebook poderão impedir a rede social de ceder essa informação às autoridades, mas o FBI, reitera a legalidade da exigência de acesso aos dados, «desde que sejam respeitados todos requisitos de liberdade e privacidade».
Em destaque na Homepage
-
Fortnite não volta à loja de apps da Google se não aceitar dar 30% das vendas
10.12.2019 às 11h24
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
EUA: Tesla bate em carro da polícia quando estava em modo de Autopilot
10.12.2019 às 10h16
-
-
-
-
-
-
-
-
Comentários